sábado, 6 de novembro de 2010
UM BRINDE AO ALHO
Imagem fonte:Interiorline
A cada dia que passa estudos comprovam os benefícios à saúde do homem proveniente do consumo do alho que são reconhecidos há milhares de anos e comprovados através de pesquisas. O alho pertence a família das liláceas, da qual também fazem parte a cebola a cebolinha, o alho-poró e a cebola de cheiro. Existem cerca de 88 espécies de alho em todo o mundo. O bulbo do alho intacto contém poucos componentes ativos, mas o corte ou trituração de bulbo desencadeia a formação de uma série de componentes que participam de complexas reações químicas no nosso organismo.
Um dos compostos mais importantes do alho é o aminoácido, que se fixa em substancias como chumbo e mercúrio, expulsando-os do organismo. Outro aminoácido abundante no alho é a arginina, que estimula a secreção do hormônio do crescimento, fortalece o sistema imunológico e ajuda a remover a amônia, subproduto tóxico do metabolismo das proteínas. Atualmente a alicina é o composto ativo do alho mais estudado, pois ele é poderoso agente antibacteriano, formado a partir do aminoácido aliina. Quando o alho é cortado ou triturado a aliina é transformada em alicina.
Em 1958, o microbiologista francês Louis Pasteur descobriu os poderes bactericidas do alho. Neste mesmo ano, o alemão P.W.Semmler isolou do alho duas substancias capazes de prevenir as doenças cardíacas. Mais tarde foi descoberto que o alho possui atividades antivirais, antibactericidas e antifúngicas. Componentes ativos do alho também impedem que o colesterol se fixe nas paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de bloqueio da circulação do sangue. Outros estudos também mostraram que o alho pode ter propriedades que combatem as células cancerígenas, tornando um ótimo anticancerígeno. Alguns destes princípios são inibidores de nitrosaminas substâncias tóxicas associadas ao câncer de estômago.
Para se ter o efeito esperado recomenda-se o consumo de 20g diárias de alho cru. O exagero no consumo pode causar distúrbios gastrointestinais, entre outros problemas para o organismo. Como os princípios ativos do alho são muito sensíveis ao calor, recomenda-se consumi-lo à temperatura ambiente, cru e na forma de sucos ou de óleos em cápsulas. O alho deve ser cortado em pedaços pequenos e acrescentados à comida.
Fonte: GUIA GRATIS BRASIL
Assinar:
Postagens (Atom)